Literatura universal em traduções inéditas e anotadas
LOJA VIRTUAL
Aetia Editorial

ARTIGOS
Nesta seção listamos todos os artigos publicados sobre assuntos ligados a nossos lançamentos, material de mídia, material em domínio público e bibliografias

HEBBEL
LONDON
GOETHE

Notas sobre o gênero da tragédia burguesa

Bibliografia anotada sobre a vida e obra de Jack London

Sobre o Escândalo do Colar

O Grande Cophta de Goethe dramatiza o maior escândalo ocorrido na corte de Versalhes no século XVIII, envolvendo o cardeal de Rohan, a rainha da França e o desfalque de um colar de diamantes de 2.800 quilates.
A tragédia burguesa foi um gênero tipicamente alemão e teve vida curta, tendo durado entre 1755 e 1844. Maria Madalena de Friedrich Hebbel é a peça que dá um desfecho ao gênero e inicia uma tradição de dramas sociais que marcará a produção teatral mundial dali para frente.
Seguindo o lançamento da coletânea de contos A Força dos Fortes, fizemos uma seleção de livros e vídeos sobre a curta vida de Jack London.
Mais
Mais
Mais
GOETHE
HEBBEL
LONDON

Cagliostro na mídia
 do século XVIII ao XXI

Artigo sobre Hebbel na Soletras, revista da UERJ

Jack London em português: uma bibliografia

Giuseppe Balsamo ou o Alessandro, conde di Cagliostro, foi uma figura pública conhecida por toda a Europa, e deixou confusão por onde passou.
Confira o artigo gratuito sobre Maria Madalena de Hebbel e Intriga e Amor de Schiller, assinado por nosso editor.
Fizemos um levantamento de publicações de London no Brasil e em Portugal
Mais
Mais
Mais
HEINE
HOLBERG
POE

Tradução de uma resenha de Heinrich Heine

Menos hygge, mais criticismo
Perfil de Ludvig Holberg

Dados sobre O Corvo, de Edgar Allan Poe

Aproveitando os 264 anos sem Holberg, traçamos um perfil desse grande iluminista e pai da literatura dinamarco-norueguesa, comentando sua obra-prima A jornada subterrânea de Niels Klim (1741) e disponibilizando um fragmento do texto, inédito em português
Em homenagem ao aniversário de lançamento de The Raven, selecionamos algumas curiosidades e links a respeito desse que é um dos poemas mais famosos em língua inglesa
 "A Literatura Alemã de Wolfgang Menzel" (1828) não é apenas uma das resenhas mais conhecidas de Heine, mas também um importante documento sobre a cultura alemã em sua fase de transição do romantismo para a literatura da Jovem Alemanha (Junges Deutschland). 
Mais
Mais
Mais