Literatura universal em traduções inéditas e anotadas
LOJA VIRTUAL
Aetia Editorial

29.01.2018

Dados sobre O Corvo, de Edgar Allan Poe

Em homenagem ao aniversário de lançamento d'O Corvo, selecionamos algumas curiosidades e links a respeito desse que é um dos poemas mais famosos em língua inglesa
- o texto foi publicado há exatos cento e setenta e três anos, em 29 de janeiro de 1845, no jornal novaiorquino The Evening Mirror. Esta foi a primeira obra de Poe a levar seu nome.

- Antes de publicar o poema no The Evening Mirror, Poe tentou vendê-lo para um antigo conhecido, George Rex Graham, quem não gostou muito do que leu e ofereceu míseros 15 dólares pelo poema, como caridade. Ao ver o imenso sucesso e qualidade daqueles versos, Graham quis compensar sua má vontade publicando outro texto do colega, "A Filosofia da Composição", em sua revista Graham's American Monthly Magazine of Literature and Art, em 1846.

- No ensaio "A filosofia da composição", Poe explica que escreveu The Raven de forma estritamente lógica. A composição poética, ele diz, não tem nada de genial ou espontânea, podendo proceder com sucesso caso certos passos lógicos sejam seguidos. O ensaio é até hoje considerado por alguns como uma chave de entrada para sua estética, por outros como uma grande piada a nós, reles mortais, destituídos do talento para versos que Poe tinha.

- Diz-se que, por volta de 1845, o escritor dava aula de piano para jovens senhoritas cheias de dinheiro, com o único fim de pagar suas dívidas. Foi quando foi contratado para ensinar rudimentos de poesia. "O Corvo", assim, foi criado às pressas para servir de exercício de composição das alunas. O causo é certamente apócrifo, mas foi o que Poe contou repetidamente em bares anos mais tarde, para se gabar.

- O sucesso do poema levou a casa editorial Wiley and Putnam a publicar uma coleção da prosa do autor intitulada apenas Tales, já em junho de 1845. Em novembro, foi a vez de um volume de seus poemas sair sob o título The Raven and Other Poems, que vendeu a 31 centavos.

Ilustração de Gustave Doré, 1883

Links

​Texto original (via EAPoe.org)
O poema lido por Fergus Ross Ferrier (via WikiCommons, em inglês)
Tradução para o português brasileiro + áudio (por Joaquim Maria Machado de Assis)
Tradução para o português europeu (por Fernando Pessoa)
Tradução para o português brasileiro + áudio (por Milton Amado)
Texto de The Philosophy of Composition (em inglês, via EAPoe.org)
Texto de A Filosofia da Composição (em português, tradutor/a desconhecido/a)
Paródia de The Raven em Os Simpsons (S02E03, outubro de 1990). Clique em PLAY abaixo.
Quoth the Raven: 🅴🅰🆃 🅼🆈 🆂🅷🅾🆁🆃🆂!