0 0
Read Time:1 Minute, 24 Second
Kirsten Leng. Eine Politikerin von top to bottom: Rethinking the Life and Legacy of Eleanor Marx. Dissertação de mestrado em Economia Política. Carleton University, Ottawa, Canadá, 2005.

O trabalho de Kirsten Leng alterou a forma como se interpreta a questão do feminismo de Eleanor Marx e, por extensão, no socialismo oitocentista. Trata-se de uma obra gratuitamente disponível no site da universidade de Carleton, em Ottawa (Canadá), que complementa de forma muito importante o trabalho indispensável de Hal Draper e Anne Lipow. Women and Class: Towards A Socialist Feminism (1976).

Em que medida Leng atualiza esse trabalho: ela reconta a trajetória intelectual de Eleanor Marx a partir de cada um de suas obras, vasculhando cada um dos jornais vitorianos em que Eleanor publicou e comparando com outros artigos sobre a ‘Questão da Mulher’. Trata-se de um trabalho exaustivo e de amor, como todo trabalho acadêmico deve ser. Há importantes conclusões sobre o nível de importância de cada um dos textos de Eleanor sobre a questão feminina (ver capítulo 3), além de um desenvolvimento cronológico de conceitos: o estágio final de seu desenvolvimento deixa de apelar para uma mística feminina e passa a prover saídas concretas: é preciso montar sindicatos para mulheres, usar X e Y estratégias para reivindicar seus direitos e mais tantas medidas para acelerar a destruição do patriarcalismo perpetrado pelos próprios proletários homens. Como o título da dissertação explicita, Eleanor não foi uma teórica especulativa: foi uma figura política, da cabeça aos pés.

Por F. V. Silva | A campanha de pré-venda da Obra Completa de Eleanor Marx ainda está de pé! Até 30 de janeiro, pode ser acessada no endereço www.catarse.me/eleanormarx

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Resenha | Chūshichi Tsuzuki e Yvonne Kapp (1967-1976)
Next post Obra Completa | Eleanor Marx